30 setembro 2012

Ação logística integrada na mobilização de equipamentos



Neste mês de agosto/2012, a DB guindastes através de sua divisão de transportes apoiou as movimentações dos equipamentos de sua área de guindastes em toda a região nordeste do país, além de ter participado também com soluções logísticas para os mesmos clientes que utilizaram os serviços dos guindastes na manutenção de parques eólicos.

Remoção técnica - a arte de movimentar em espaços reduzidos


A Remoção Técnica, objetivamente tem por fim movimentar cargas que não podem ser içadas ou movimentadas por meio de Guindastes ou Munck, devido ao ambiente na qual estão inseridas, onde esta movimentação é feita através de deslocamento gradativo.

Esta forma utiliza-se de processos mais demorados e que requer um planejamento e ferramentas especificas, como: macacos hidráulicos, talhas, tiffor, alavancas, tartarugas, trilhos, fogueira de dormentes etc.

Por meio da Remoção Técnica, a DB executou mais um brilhante operação, descarregando, movimentando e posicionando uma bordadeira de 22t, onde os empecilhos principais eram falta de acesso para equipamentos e altura do telhado.

Ginástica Laboral


A Ginástica Laboral é definida como um conjunto de atividades físicas destinadas a trabalhadores, realizadas no próprio local de trabalho. Envolve atividades de pouca exigência física: alongamentos, relaxamento, recreação para integração dos funcionários, compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas operacionais diárias e consciência corporal no ambiente de trabalho.

Sua importância é:
  • Preparação para a jornada de trabalho;
  • Compensar a musculatura exigida durante o expediente;
  • Melhorar o bem estar físico do indivíduo em seu trabalho;
  • Prevenir o aparecimento de lesões músculo esqueléticas e/ou ligamentares (LER / DORT) devido a situações de estresse e decorrentes da tensão e repetitividade dos movimentos e manutenção de posturas;
  • Minimizar os impactos negativos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador;
  • Melhorar a qualidade de vida dos funcionários;
  • Reeducação postural e refinamento da coordenação motora;
  • Melhorar integração entre os funcionários.

Rodar com pneus murchos eleva o consumo do combustível


Quem tem frota precisa cuidar da manutenção para evitar problemas. Entre os itens mais importantes que devem ser verificados periodicamente estão níveis do óleo e do líquido de arrefecimento, além do estado das partes de ignição e dos freios. Mas quando o assunto é calibragem dos pneus, na maioria das vezes, a atenção dos motoristas passa longe, isso quando a tarefa não é completamente esquecida.

Você sabe qual é a pressão ideal dos pneus de seu veículo? Tem ideia se neste momento eles estão precisando ser calibrados? A maioria das pessoas não sabe responder a estas perguntas. Mas é bom começar a prestar atenção neste quesito, pois já é comprovado que andar com pneus abaixo da pressão especificada pelo manual do proprietário pode elevar o consumo do veiculo em até 10%.

Já foi comprovado que quanto mais murchos estiverem os pneus de um veiculo, maior será o aumento no consumo de combustível. Além disso, também está comprovado que a vida útil pode ser afetada com a alteração da pressão interna.