31 agosto 2011

Fique atento é bom saber

Atraso na troca do óleo, nível baixo do lubrificante ou óleo contaminado são grandes inimigos do turbo. Além disso, três dicas básicas de condução do veículo ajudam muito a evitar problemas. O turbo alimentador é um dispositivo que gira a velocidades enormes – até 100.000 RPM. Sua função é introduzir um maior volume de ar dentro das câmaras de combustão e, consequentemente, favorecer a combustão e gerar mais potência e torque no motor. Mas valem anotar estas três dicas também:

1. Devido à natureza do funcionamento do motor e do turbo alimentador, em qualquer veículo uma boa dica de preservação do equipamento é aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desligá-lo. Isso permite que o turbo alimentador também reduza seu nível de atividade, já que o motor entra na condição de funcionamento de espera assim que o motorista tira o pé do acelerador.

2. Da mesma forma, quando o automóvel é ligado, também é aconselhável não acelerar bruscamente o motor imediatamente após a ignição.

3. Finalmente, a terceira dica: é bom evitar o funcionamento em marcha lenta por períodos prolongados, o que prejudica a lubrificação do turbo. Como se vê cuidar desse dispositivo é muito fácil.

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