30 novembro 2012

Fique atento, é bom saber: Motor


A dica de hoje é sobre o motor, item de grande importância em qualquer veículo.
Para um caminhão rodar muitos quilômetros sem precisar abrir o motor, o importante é seguir a risca o que está escrito no manual: sempre operar com a rotação do motor dentro dos parâmetros de cada marcha e utilizar o freio-motor em conjunto com o pedal de freio, que, além de aumentar a segurança, garante economia de combustível.

A temperatura correta também é fundamental para que o seu motor rode muito sem apresentar problemas: ele não pode estar nem muito quente, nem muito frio.

Um motor pode esquentar por uma série de motivos, sendo os mais frequentes: (1) uso de líquido de arrefecimento inadequado, (2) vazamentos, (3) falta de limpeza externa do radiador, (4) regulagens incorretas do motor, (5) excesso de carga, entre outros.

Para evitar que isso aconteça, não carregue o caminhão além dos limites, use aditivos de boa qualidade e faça manutenção apenas em oficinas de confiança e que utilizam produtos e peças originais/autorizadas. O excesso de temperatura diminui o desempenho, aumenta as emissões gasosas e causa danos irreparáveis, diminuindo consideravelmente a vida útil do seu motor.

E rodar com o motor a baixas temperaturas também não é recomendado. A causa mais frequente são falhas da válvula termostática. Há quem diga que é melhor eliminá-la para evitar superaquecimento, mas não faça isso! Em caso de falhas, substitua a válvula já que o motor rodando a baixas temperaturas expele mais poluentes na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário