08 novembro 2016

Segurança em canteiro de obras


O setor de construção civil, especialmente no manuseio de máquinas de grande porte, oferece uma série de riscos para os profissionais que nele atuam. Cada operário lida com grandes maquinários, rotinas pesadas de trabalho, dentre práticas mais complexas.

Que tal saber de algumas recomendações sobre segurança no canteiro de obras? Com algumas dicas e práticas simples, você poderá ficar mais tranquilo em relação a isso. Confira, então, este post que produzimos para te contar mais sobre como garantir a segurança no canteiro de obras.


1 – Coloque a segurança em primeiro lugar

Todo trabalhador em um canteiro de obras deve ter sido bem treinado sobre práticas e rotinas seguras, saber quais os equipamentos (EPIs) corretos para usar em cada ocasião, o que fazer em situações de emergência. Quem está à frente da organização deve promover o uso seguro e a formação adequada acerca de equipamentos e atividades. Quando existe uma cultura em prol da segurança dentro da empresa e a vigilância sobre tais questões, os trabalhadores ficam mais propensos a seguir os modelos e práticas recomendadas para sua segurança.



2 – Leve em conta a segurança durante o processo de planejamento do projeto

Seu processo de planejamento do projeto que vai ser colocado em construção deve incluir a realização de um trabalho consistente de segurança. Analise cada componente do projeto para que os equipamentos, práticas e controles necessários estejam todos adequados antes de o trabalho começar.


3 – Certifique-se de que sua equipe está devidamente treinada

Existem treinamentos básicos para determinadas funções e proteção geral. Mas há equipamentos e operações que podem demandar treinamentos especiais. Tudo vai depender da obra. Dessa forma, treine seus trabalhadores de acordo com as expectativas de segurança e os riscos que estarão presentes na construção em questão.


4 – Conscientize a equipe

Todos os trabalhadores devem compreender as normas vigentes em cada canteiro de obras. Além das técnicas de segurança do trabalho, eles devem ficar atentos a tudo que acontece no espaço onde trabalham, verificando fatores físicos, químicos e biológicos que podem prejudicar a saúde.


É fundamental para as organizações incentivar programas e cursos de qualificação voltados para o setor de segurança — explicar como funcionam as normas e motivá-los a adotar novas posturas no ambiente laboral. Além de favorecê-los no que diz respeito à saúde e bem-estar, melhora-se também a operacionalidade da obra.

A consciência de cada trabalhador é resultado de uma cultura organizacional da empresa. Ela deve prover um processo contínuo sobre a forma de conduzir seus serviços, prevenindo acidentes e constituindo uma excelente gestão de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário