31 março 2012

Fique atento, é bom saber


O rodízio de pneus deve ser feito a cada 10 mil km, ou antes, se indicado no manual do caminhão e deve ser sempre acompanhado por um especialista que poderá orientar exatamente sobre o limite de carga máxima que o pneu pode suportar. Rodas e aros também devem receber inspeção e manutenção para se certificar de que não existam resíduos ou pequenos objetos alojados na montagem do pneu, dando mais segurança ao veículo.

Mas fique atento, nem sempre o rodízio é recomendado: quando houver muita diferença de desgaste entre os pneus, é mais aconselhável fazer a troca do que a mera inversão.

A forma de fazer o rodízio dos pneus muda de acordo com o tipo do caminhão. (fonte: Goodyear)

Não esqueça:
  1. Os pneus de um mesmo eixo devem ser rodiziados simultaneamente;
  2. As pressões devem ser readaptadas;
  3. Rodízio cruzado é o método preferido, mas o rodízio longitudinal tem suas vantagens em relação a vibrações no período de adaptação;
  4. Rotação longitudinal ou paralela é recomendada para pneus unidirecionais;
  5. Atenção ao caso de rodas e aros diferentes nas posições traseiras e dianteiras, estes não poderão ser invertidos.

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